EQUIPE
A equipe do Labogeo é composta por professores, pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação.
Existem atualmente várias oportunidades de participação em nossos projetos e estamos sempre abertos a novas colaborações.
Renata C. Rebouças
Pesquisadora, chefe do Departamento de Oceanografia Geológica
Minha atividade científica é estudar a evolução da zona costeira e da plataforma continental, assim como sua morfodinâmica, sedimentação e geomorfologia. Atualmente, como pesquisadora e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estou desenvolvendo projetos focados no mapeamento de substratos da Plataforma Continental do Rio de Janeiro e na morfodinâmica e vulnerabilidade das praias urbanas da cidade do Rio de Janeiro.
Antonio Tadeu Reis
Pesquisador
Professor adjunto da FAOC, com doutorado em Análise de Bacias pela Université Pierre et Marie Curie, França e pós-doutorado pelo UFF. Experiência na área de estratigrafia, sedimentação marinha, sísmica aplicada, geologia estrutural e oceanografia geológica, com ênfase nos temas: arquitetura e ciclicidade deposicional de sistemas sedimentares marinhos; processos gravitacionais em margens passivas (tectônica gravitacional e transporte de massa); interação tectônica-sedimentação
Helio Heringer Villena
Professor
Professor adjunto da FAOC, doutor em Ciências pela Faculdade de Geologia da UERJ (2007), atuando principalmente nos seguintes temas: sedimentos, batimetria, geologia. Larga experiëncia em estudos ambientais e processos de licemciamento ambiental offshore na bacias de Campos e Espirito Santo
João Regis dos Santos Filho
Professor
Graduado em Oceanografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Geologia e Geofísica Marinha e doutor em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor adjunto da FAOC. Desenvolve pesquisas em Geoprocessamento e Geologia e Geofísica Marinha, com foco na aquisição, reanálise e processamento de dados e informações geoespacializadas, levantamento de dados oceanográficos in situ e mapeamento temático marinho. Responsável pela organização do Banco de Dados de Geologia Marinha (BDGM), que agrega diversos tipos de dados históricos de Geologia Marinha na Margem Continental Brasileira. Seus estudos incluem a investigação de ambientes carbonáticos e recifes mesofóticos, bem como a análise da morfologia de fundo e subfundo relacionadas às variações do nível do mar durante o Quaternário. Áreas de especialização: geoprocessamento, geomorfologia de plataforma continental, sedimentologia, morfodinâmica, ambientes de sedimentação Quaternários, ambientes carbonáticos, recifes mesofóticos e mapeamento temático marinho.
Pesquisadora e Coordenadora do LaboGeo
Professora adjunta da FAOC, com doutorado em Geofísica Marinha aplicada ao estudo de margens rifteadas profundas e pós-doutorado pelo Institute de Physique du Globe de Strasbourg (França). As áreas de interesse envolvem a evolução tectônica, magmática e geodinâmica de bacias sedimentares, integrando a modelagem do campo potencial de anomalias gravimétricas e magnéticas e a sismica de reflexão no estudo da geologia herdada da crosta continental e sua influência da deformação das placas tectônicas, e a abertura do Atlântico Sul
Josefa Varella Guerra
Pesquisadora
Professora associada da FAOC, doutora em Oceanografia. Atua na área de dinâmica sedimentar de ambientes costeiros e marinhos. visando contribuir para a compreensão dos processos envolvidos na evolução das margens continentais e na transferência de sedimentos das áreas continentais para o oceano. Suas atividades de pesquisa se concentram no Estado do Rio de Janeiro, entre a baía de Ilha Grande e o cabo de São Tomé mas também no Rio Amazonas e nas Bacias de Santos e Pelotas.
Marcelo Sperle Dias
Professor
É Professor Associado da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAOC/UERJ). É oceanógrafo (UERJ), mestre em geofísica (ON-CNPq) e doutor em geofísica (ON-CNPQ/LDEO-Columbia University). Suas áreas de pesquisa abrangem: geologia e geofísica marinha, geofísica ambiental, geomorfologia costeira e mineração submarina. É líder do Grupo de Pesquisa em Oceanografia Geológica da UERJ (GPOG/UERJ). Atualmente é o Vice-Coordenador do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM) e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO-RJ).
Nossa Equipe Técnica
Graduanda em Oceanografia na UERJ e orientada pela professora Natasha Stanton com o projeto "Estudo do magmatismo pós-sal e sua inter-relação com as falhas da Bacia de Santos".
Graduanda em Oceanografia, atualmente faz parte do corpo discente do projeto "Prodocência em Oceanografia Geológica", o qual está sendo desenvolvido sob a orientação da professora Renata Cardia.
Graduando atuando no projeto "Prodocência Oceanografia Geológica" sob orientação da professora Renata Cardia (D.Sc., geologia).
Oceanógrafa (UERJ) e Gestora Ambiental (Estácio) com especialização lato sensu em Geoprocessamento (Unyleya). Atualmente é Técnica Universitária de Geoprocessamento (UERJ) e mestranda do PPG-OCN/UERJ, onde desenvolve o projeto intitulado "Extensão e caracterização do magmatismo pós-breakup na Bacia de Santos" sob orientação da profa Dra Natasha Stanton. Atua em projetos de inovação, ensino e pesquisa em meio ambiente, geotecnologias (PROTEC), oceanografia (SIGMA), geologia e geofísica (BRAMAR).
Graduado em Geofísica pela UFF, tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica, Geologia, Micropaleontologia e Geoquímica. Atua principalmente no estudo de paleoambientes, com base em estratigrafia química, geologia sedimentar e micropaleontologia com foco na identificação de Foraminíferos. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Geociências na UERJ.
Mestrando orientado pela professora Josefa Guerra (D.Sc., oceanografia), atuando nos projetos de pesquisa intitulados “Dinâmica costeira e morfologia praial: observações e modelagem em praias urbanas da cidade do Rio de Janeiro (2022-atual)” e “Dinâmica do litoral entre o Leme e a Marambaia (RJ): um olhar da plataforma continental à zona costeira (2020-atual)”.