AREAS DE PESQUISA
Atualmente são desenvolvidas atividades de pesquisa multidisciplinares no LaboGeo, abrangendo as áreas de: Dinâmica Costeira e Sedimentar, Morfodinâmica, Hidrografia, Margens Continentais Passivas, investigando-se a tectônica, magmatismo e sedimentação (arquitetura e ciclicidade deposicional de sistemas sedimentares marinhos, processos gravitacionais, etc.), Recursos Minerais Marinhos e Transferência de Carbono Continente/Oceano. Os projetos desenvolvidos envolvem colaborações nacionais e internacionais com universidades e empresas.
Pesquisa
EVOLUÇÃO DE MARGENS CONTINENTAIS
São atualmente desenvolvidos diversos projetos multidisciplinares visando investigar a evolução da margem brasileira, no seu aspecto tectônico, sedimentar, magmático e geodinâmico.
-
Projeto EVOLUÇÃO DA MARGEM DO AMAZONAS (Projeto de cooperação com o International Ocean Discovery Program (IODP Expedition 387)
Palestras realizadas
Palestra sobre os "vulcões da Margem Brasileira - Abrolhos, da Profa. Natasha Stanton para o ON. Este trabalho é fruto do Mestrado de Cassia Cardozo
DINÂMICA SEDIMENTAR E COSTEIRA
Os projetos buscam Investigar a dinâmica e os processos sedimentares atuantes entre a linha de costa e o oceano profundo. Foco na compreensão das trocas de sedimentos entre as regiões costeiras e o oceano; na quantificação do aporte e redistribuição de sedimentos na aplicação de modelos de transporte de sedimentos
-
Sistemas praiais da cidade do Rio de Janeiro: características dinâmicas e mudanças climáticas
Palestra sobre "A espessura crustal do Atlântico Sul, Elevação do Rio Grande e Walvis Ridge", da pesquisadora da CPRM e doutoranda do LaboGeo Michelle Cunha Graça, fruto do Mestrado da Michelle
VULCANISMO
Mapeamento geofísico, utilizando magnetometria e sísmica, da distribuição de feições magmáticas tais como vulcões, diques, sills e derrames de lava, na Província Magmática de Abrolhos (margem Leste brasileira).
Projeto Abrolhos: Morfoestrutura e impacto sobre a Margem Leste Brasileira
Provincias tectono-magmáticas da Bacia de Santos e correlação com os diques costeiros
ANÁLISE DE BACIAS
Investigação da arquitetura crustal e evolução tectono-sedimentar de Bacia de Campos., utlizando-se sísmica, métodos potenciais e modelagem para estimar a topografia do embasamento e a espessura crustal.
-
Evolução Tectônica do intervalo Pré-sal na Bacia de Campos (Projeto de P&D de colaboração entre o LAGESED da UFRJ, e o LaboGeo)
RECURSOS MINERAIS MARINHOS
Os recursos minerais marinhos, em especial os depósitos de sulfetos polimetálicos formados em sítios hidrotermais, constituem atualmente um recurso mineral não-vivo de grande interesse econômico global. Sua ocorrência global e modo de formação, entretanto, são ainda pouco conhecidos.